quinta-feira, 20 de outubro de 2011

BEBECO GARCIA!!!

Morreu na noite desta quarta-feira (19), em Porto Alegre, o cantor e guitarrista gaúcho Bebeco Garcia, ex-integrante da banda de rock Garotos da Rua.
NÃO TEM O QUE FALAR DESTE CARA!!!
POSTANDO PARA QUE TODOS CONHEÇAM UM POUCO DESTE GRANDE DESBRAVADOR DO ROCK
Bebeco Garcia, nome artístico de José Francisco Mello Garcia (Rio Grande11 de outubrode 1953 - Porto Alegre19 de maio de 2010), foi um cantorguitarrista e compositor brasileiro. Fundador da banda Garotos da Rua[1], uma das mais expressivas bandas gaúchas dos anos1980[2], alcançou sucesso nacional com músicas como Eu Já SeiTô de Saco Cheio e Meu Coração Não Suporta Mais.


Origens

Bebeco Garcia nasceu em Rio Grande no dia 11 de outubro de 1953. Em sua cidade natal tocou com a banda A Farinha do Bruxo mas logo mudou-se para Porto Alegre, onde fez parte da banda A Barra do Porto, juntamente com o músico Mutuca. Em 1982 gravou com Mutuca & Amigos nos estúdios da ISAEC, ao lado do baterista Edinho Galhardi e do baixista Flávio Chaminé. Em 1983 Bebeco participou da gravação de Risco no Céu, LP de Carlinhos Hartlieb[3], como co-autor e guitarrista da música Nós Que Ficamos Sós, feita para John Lennon que há pouco tempo havia sido assassinado[4].

Garotos da Rua

Em julho de 1983 Bebeco, Edinho, o saxofonista King Jim e o baixista Mitch Marini fundaram a banda Garotos da Rua, inicialmente tocando como a banda da casa no bar Rocket 88, um reduto do rock and roll de propriedade de Mutuca. A primeira demo do grupo, Sabe o Que Acontece Comigo? foi gravada seis meses depois, com a entrada do baixista Geraldo Freitas e do guitarrista Justino Vasconcelos. Em seguida os Garotos da Rua iniciaram uma série de shows em Porto Alegre e percorreram mais de 50 cidades do Rio Grande do Sul.[5]
No início de 1986 participaram da célebre coletânea Rock Grande do Sul, da qual também fizeram parte os grupos Engenheiros do Hawaii,DefallaTNT e Replicantes. Ainda naquele ano ficaram conhecidos nacionalmente com a música Tô de saco cheio (Lá em casa continuam os mesmos problemas)[6].O sucesso desta música, além de fazer com que a banda se transferisse para o Rio de Janeiro, incentivou a gravadora RCA a lançar três LPs dos Garotos da Rua entre 1986 e 1988, através do selo Plug, dedicado a revelações do rock brasileiro[7].
Empolgados os músicos lançam seu primeiro disco, Garotos da Rua, que inclui Você é Tudo que Eu QueroSabe o Que Acontece Comigo?Babilina e Gurizada Medonha. Em 1987 gravam o disco Dr. em Rock ´n´ Roll, e a música Eu Já Sei alcança grande sucesso em todo o país, ao fazer parte da trilha sonora da novela Mandala, da Rede Globo[8].
Em 1990, o grupo participou da trilha sonora da novela Gente Fina da Rede Globo com a música Bagda 40º, tema do personagem Maurício Em 1992, lançam o sensacional disco ao vivo Blues Climax 900 (Overseas/BMG) gravado no Clube 900 Executivo em Lages, Santa Catarina, onde Bebeco morou por algum tempo anos depois.[9].
A formação original da banda teve fim em 1989 após o lançamento do disco Não Basta Dizer Não, de 1988, mas até 1994 Bebeco manteve o nome Garotos da Rua realizando shows acompanhado por músicos convidados[7].

[editar]Carreira Solo

Em 1997 lançou Aleluia, Aleluia, disco que marcaria a transição do rock para o blues, e que abriu os horizontes para Bebeco que havia encerrado suas atividades com os Garotos 3 anos antes. A partir de 1999, ano de lançamento de Me Chamam Curto Circuito, Bebeco alternou períodos no Rio de Janeiro, em Porto Alegre e em São Paulo. Neste período lançou álbuns individuais como Bebeco Garcia & O Bando dos Ciganos (2001), Confidencial (2003) e Rio Grande Rio Blues (2005), sempre acompanhado do Bando de Ciganos, formado pelos músicos Egisto Dal Santo e Edinho Galhardi. Todos estes discos confirmaram a reputação do músico como um dos melhores guitarristas gaúchos[10].
Em 19 de maio de 2010, após uma operação para retirada de um tumor no cérebro no mês anterior, não resistiu às complicações pós-operatórias e faleceu no hospital da PUC-RS [11] vítima de uma infecção generalizada. Durante seu sepultamento Egisto Dal Santo, seu amigo e parceiro musical, fez uma homenagem ao cantor.[1]

[editar]Obra

[editar]Discografia

Ficheiro:Rioblues.jpg
Rio Grande Rio Blues,Rio Grandesua cidade natal
* Bebeco Garcia. Rio Grande Rio Blues. Universal Music, 2005.
  • Bebeco Garcia. Confidencial. Universal Music, 2003
  • Bebeco Garcia & O Bando dos Ciganos. Ao Vivo. GPA/OUVER, 2001.
  • Bebeco Garcia. Me Chamam Curto Circuito. Top Cat, 1999.
  • Garotos da Rua. HOT 20. BMG, 1999.
  • Bebeco Garcia. Aleluia Aleluia. Independente, 1997.
  • Garotos da Rua. Blue Climax 900 - AO VIVO (Lages/SC). Overseas/BMG, 1992.
  • Garotos da Rua. Bagdá 40º. Independente, 1990.
  • Garotos da Rua. Não basta Dizer Não. RCA Victor, 1988.
  • Garotos da Rua. Eu já Sei. Single. RCA Victor, 1987.
  • Garotos da Rua. Dr. in Rock n' Roll. Plug/RCA Ariola, 1987.
  • Garotos da Rua. Garotos da Rua. RCA Victor, 1986.
  • Garotos da Rua. Programa. Compacto. ACIT/Polygram, 1985. 
  • MANDA VER AI BEBECO!!! ONDE ESTIVER SEI QUE TODOS ESTÃO DETONADO UM ROCK BACANA!!!
  • GRANDE ABRAÇO!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Mas faz mais de um ano que ele morreu... Não entendi o sentido do post. Homenagem?

Unknown disse...

não quis dizer que ele morreu agora!!
é só uma homenagem pq o som dele é muito massa!!! e o cara era muito legal!! mas concordo com vc que ficou confuso!!