quinta-feira, 1 de outubro de 2009


TODO DIA É DIA DE MASSA

No mês em que se comemora o dia internacional da massa, gostaria de escrever um pouco sobre esse alimento que na minha simples percepção na há quem não goste, um pouco da história e de curiosidades.
Espaguete, fetuccine, fussili, não faltam variedades deste produto, que faz parte do cotidiano brasileiro. Mas sua origem vem de outras terras, bem longo de nosso país. Quem pensou em Itália, enganou- se, a historia que envolve a origem do macarrão e incerta, mas há registros de por volta de 2500 a.C. os assírios e os babilônios já consumiam uma massa preparada à base de cereais e água. O macarrão também e velho conhecido dos chineses, que o consumiam ao lado de verduras e de carne de porco, numa espécie de sopa. E não demorou a chegar ao Japão, onde é conhecido como ramen (no Brasil ele é chamado de “lamem”) é encontrado também nos macarrões instantâneos. Mas a fama das massas se deu mesmo na Itália, algums historiadores citam os árabes como os “inventores” da pasta, cuja técnica foi introduzida na Sicilia durante o século 9. Chamada de Itrjia era uma opção de alimento seco para as grandes travessias do deserto. Mais tarde, a Sicilia tornou se um grande produtor e exportador do produto.
De sua entrada no sul da Itália, não demorou muito para o habito de comer macarrão se espalhar por todo país seu grande consumidor e divulgador. Atualmente são registrados mais de 500 tipos e formatos em versões frescas e secas exploradas pelos chefs e cozinheiros ao lado de molhos, carnes e legumes.
Embora a Itália seja classicamente considerada o país das massas, outros também as adotaram como um alimento cotidiano, versátil saudável e saboroso. Nenhum país faz feio quando o assunto é elaboração desse delicado produto como é o caso da França.
A tradicional marca francesa Alpina Savoie foi criada em 1844 por Antonie Chiron, na região de Savoy e hoje é a segunda maior fabrica de massa e cuscuz de sêmola do país. Dentre as 12 linhas de produtos, destaca – se a Las Cuisinées Coeur, seu sabor pode ser realçado com ingredientes como manjericão e são necessários apenas três minutos para prepará-la.

Escolha a sua e bom apetite!
Grande abraço
Chef Rodrigo Doug

Um comentário:

Unknown disse...

Grande chefe Doug!!!!

Como diria o Gil "away" Brother, " vamos fazer mais uma tentativa de delícia!!!!"

Abração!!!!