sexta-feira, 15 de abril de 2011

República do Rock: 3 anos de boa intenção

Nunca fui muito de ir a shows em Porto Alegre que, apesar de ser o centro da cultura musical produzida nos pampas, tem um ar de elitismo irritante que perpetua na maioria das apresentações que acontece por lá. Bandas que apesar de serem boas, são forçadamente pululantes, cheia de frufrus e clichês desnecessários, que nos fazem pensar duas vezes em sair do conforto do lar para assistir. Mas bons shows, a grande maioria, apesar de contraditório, é em POA que acontece, isso não se discute. Fazia uns dias que me coçava para ver um bom show, daqueles que renovam a alma e fazem agradecer cada hora da vida por gostar de rock. O último show que havia visto foi o ultra-mega-blaster-sonico - cofff..coff.. coff - show do Ozzy, O Príncipe das Trevas. Depois dele ficou um vazio tão, tão sei lá, que todo o resto parece piada.
 
 
Mas vamos ao que interessa. Como tenho uma namorada que além de linda, maravilhosa e roqueira até os ossos é super antenada com o que está rolando pelas cidades, ela viu na programação do jornal um show dos Cartolas e a, atentem ao nome, Sacolé de Pus agendado para esta terça passada com entrada por um 1 kg de alimento. Descobrimos que este show fazia parte da programação anual da prefeitura de Porto Alegre num evento chamado República do Rock que está em sua quarta edição. Como não sou de POA e ainda um preguiçoso nato nunca tinha ouvido falar, claro, e garanto que muita gente em POA nunca ouviu também. Mas achei interessante a idéia. Uma banda já consagrada, junto com uma que esta nos primeiros embalos de sábado a noite:
 
“O objetivo do projeto é oferecer as bandas melhores condições acústicas e platéias mais atentas, o projeto República do Rock é um canal de divulgação para os sons do novo milênio na paisagem de informação musical da capital e do Estado. Para reforçar isso, alguns shows serão gravados na íntegra pela TVE e exibidos em todo RS na programação normal da emissora.
O República do Rock é idealizado pela Coordenação de Música da Secretaria Municipal da Cultura e promove sempre o encontro de uma reconhecida banda de rock da Capital com outra em ascensão no cenário.”
 
A maioria dos shows acontecem no teatro Túlio Piva lá pelas bandas do bairro Cidade Baixa uma vez por mês (o cara do show disse uma vez por mês, o cartaz disse quinzenal, vai entender), indo até novembro, sempre juntando bandas “grandes” com uma que é boa mas ninguém conhece muito. A idéia do projeto é ótima, o espaço é bacana, os shows são praticamente de graça, o que é que falta então Nicolau? DIVULGAÇÃO. O que existe é pobre, e outros veículos simplesmente fizeram um copiar-colar básico no site da SMC. Escroto mesmo. Não vejo porque não divulgar, pelo menos de forma mais ampla e coerente este projeto que possa ser muito mais do que simplesmente dois shows acontecendo no meio da semana. Para a sua quarta edição, parece que as outras três simplesmente nem existiram, pois não há praticamente nada na internet falando sobre, o que é incomum já que blog sobre os shows que acontecem na cidade pipocam na web. Mas no mais fico feliz e no aguardo que este evento ganhe novas formas e idéias e que continue sendo um bom programa para a cidade.
 
Na próxima edição, dia 31 de maio, no teatro Túlio Piva mesmo, terá Acústicos & Valvulados como banda principal que está divulgando seu novo cd + uma banda que será “apadrinhada” que eu realmente tentei encontrar, mas não achei nada sobre. Bom até lá então.
 


2 comentários:

CIGANA DO ROCK CARLOS H. SILVA disse...

AEE!!! VOLTOU MEU VELHO!!! ESTAVAMOS COM SAUDADES DOS TEUS TEXTOS!!! GRANDE THIAGÃO!!! CADA VEZ MELHOR!!!

Sanduíche Cultural disse...

http://culturaportoalegre.blogspot.com/2011/04/musica.html

Programação da Secretaria Municipal da Cultura.