quarta-feira, 16 de março de 2011

THE LAST DRAGON!! QUEM É O MESTRE?


O Último Dragão foi um filme emblemático. Primeiro porque era um típico filme dos anos 80, com direito a doses cavalares de pop culture, black power e, claro, artes marciais. Segundo porque era um filme BESTA. Tão besta que pode ser considerado um filme ÓTIMO.

Leroy Green era um afrodescendente com pinta de oriental. Lutador de kung-fu do Harlem, buscava o último grau do seu treinamento - conhecido como The Glow (e que foi porcamente traduzida como O Brilho na dublagem brasileira). Seu mestre já não podia lhe ensinar mais nada - O Brilho só poderia ser buscado e alcançado pelo próprio Leroy. E só pra não largar neguinho de mãos abanando, o mestre dá a ele um amuleto mequetrefe.
Assim, em busca desse poder definitivo, Leroy parte para sua cruzada - e acaba CRUZANDO mesmo caminhos com Sho'nuff, o Shogun do Harlem.

Agora permita-me uma pausa para explicar a importância deste personagem.

Misture Gene Simmons (Kiss) com black power, armadura de samurai, óculos "veneziana" e Shao Khan. Este é Sho'nuff.
Ele é responsável por 90% da diversão do filme. Sho'nuff é o cara. DA MASTA.


A indumentária é lendária - porra, óculos VENEZIANA! Dogi vermelho estilo samurai! E os Converse nos pés!! Lutador usando tênis!! O cara chega até a dizer, numa cena: "Kiss my Converse". É sensacional, amigos, sensacional.
E o estilo de luta do figura? E o nome, Sho'nuff? E o auto-proclamado título de SHOGUN DO HARLEM? E a interpretação magistral (!) do ator Julius Carry?

Sho'nuff é o melhor personagem de filme B já criado. EVER.

Mas voltemos ao filme. Onde eu estava mesmo? Ah, sim.

Leroy e Sho'nuff cruzam caminhos uma porrada de vezes durante o filme. Leroy, o mocinho de autocontrole impecável (e que acaba ganhando a alcunha de Bruce Leroy), recusa-se a lutar e usar suas habilidades para a violência. O que só emputece Sho'nuff, obviamente.

Nesse meio tempo, uma famosa apresentadora chamada Laura Charles também acaba emputecendo um produtor, que tenta sequestrá-la. Acho que era isso. Lembro que esse produtor acaba trazendo Sho'nuff pro lado dele, e que o Leroy acaba fazendo o par romântico com a Laura. E claro que ele vai tentar resgatá-la, e acaba enfrentando o Sho'nuff.

Só lembro da luta final. Bruce Leroy espanca Sho'nuff; Sho'nuff, raivoso e arregaçado, desperta um poder adormecido e adquire uma aura vermelha brilhante em volta do corpo. Aí é Sho'nuff que espanca Bruce Leroy, de virada.

E é claro que é nessa parte que Leroy desperta também o seu tão procurado BRILHO (que é amarelo) e chuta a bunda do Sho'nuff, no melhor estilo supersaiyajin. E o amarelo ganha, epic win, com direito a DEFEITOS especiais dignos de Chaves.


Sim, a história é uma merda, assim como a produção em geral (mas a fotografia até que é boa).

Tá, tá, o filme todo é uma merda, vai. Mas é icônico, porra. É o ápice da mistureba pop dos anos 80, pra quem viveu essa época.

Se você é mais novo, ou mais velho, e nem sabe de que diabos estou falando, vale a pena assistir mesmo assim. É deliciosamente tosco. É tão delícia que estão cogitando um REMAKE, com Samuel L. Jackson no papel do Sho'nuff.

Mas o verdadeiro Shogun do Harlem foi um só, Julius Carry. Que Deus o tenha.


ESTE FILME QUEM TEM MAIS DE 30 JA VIU MUITO!!!
GRANDE ABRAÇO E ATE A PRÓXIMA SEI LA O QUE!!!

Um comentário:

Tenda do Cigano disse...

Mas baahh..desncavoucou este filme lá do fundo do Baú..rs...me lembro do filme...principalmente do Vilão..rs.....A nota triste é que o Julios Carry, Sho'nuff já morreu, aos 56 anos, em 2008..