domingo, 9 de janeiro de 2011

A BOSSA NÃO QUIS O ROBERTO E O ROCK O ABRAÇOU!!


Fiquei surpreso, não faz muito tempo, ao saber que esse pioneiro do rock no Brasil fracassara nas tentativas de iniciar sua carreira cantando bossa nova. Fora barrado pela parte elitista do movimento musical liderado por Menescal e Boscoli.
Outro que fechou as portas para o “rei” foi o carioca com raízes alagoanas Paulo Gracindo que, em meados dos anos 50, negou ao então rapazinho a chance de mostrar seu talento na Rádio Nacional, onde comandava um programa de auditório. Timidamente, o então desconhecido cantor, com violão nas mãos, perguntou várias vezes ao radialista quando este vinha fumar no corredor da emissora: “Seu Paulo, será que eu podia cantar hoje no programa?”. E sempre recebia a mesma a resposta: “Desculpe, meu filho, mas hoje não dá”. E nunca deu!
As portas fechadas, no entanto, não desanimaram o garoto que em 1956 saiu de Cachoeiro do Itapemirim, pequeno município do Espírito Santo, para se tornar o artista de língua não inglesa que mais vendeu discos em todo o mundo. Sua mãe, a costureira dona Laura, não o deixava desistir.
O desânimo não abalou o menino “Zunga” (apelido de infância) nem mesmo com o grave acidente de 29 de junho de 1947, dia de São Pedro. Ele tinha apenas 6 anos quando caiu na linha férrea, em sua terra natal, e uma velha locomotiva a vapor o atropelou e esmagou sua perna direita, amputada em uma altura que lhe preservou os movimentos do joelho. Esse momento trágico é relembrado em “O Divã”, no trecho que diz: “Relembro bem a festa, o apito/ e na multidão um grito/ o sangue no linho branco…”
A fase “bossa nova” chegou depois da experiência com o rock, vivida ao lado de Tim Maia, Jorge Ben e Erasmo Carlos – sua turma no subúrbio da zona norte do Rio de Janeiro. Nessa época – 1957 – imitava Elvis Presley e participava do grupo The Sputniks. Depois, com Erasmo e dois outros rapazes, formou o quarteto The Snakes especialmente para se apresentar no Clube do Rock, show comandado por Carlos Imperial.
Quando ouviu “Chega de Saudade” pela primeira vez na voz pequena e no violão sincopado de João Gilberto, Roberto, em 1958, decidira que iria cantar daquele jeito. O rock ficara no passado.
A chique boate Plaza era o seu palco. Seu pianista, João Donato, levou João Gilberto para lá. Encostado em um canto, bem escondido, o “papa” da bossa nova gostou do que ouviu, ao contrário da turma elitista da zona sul. “Eu achei o Roberto muito musical”, elogiou o já famoso e rigoroso ouvinte.
Discos quase desconhecidos registram a fase “bossa nova” de Roberto Carlos. O primeiro é um 78 rpm lançado pela Polydor que tem duas composições de Carlos Imperial: no lado A “João e Maria” e no lado B “Fora do Tom” .

Ninguém tocou, ninguém ouviu. Mas o persistente “Zunga” mais uma vez não desanimou. Sua meta era gravar um Long Play, todo “bossa nova”.
Roberto Carlos conseguira, após muitos “nãos”, ser contratado pela Columbia, que antes do ambicionado LP lançou, em agosto de 1960, um 78 rpm com “Canção do amor nenhum” e “Brotinho sem juízo”, ambas também de Imperial. Outro fracasso comercial!
Sem esconder que a intenção era mesmo imitar João Gilberto, o “rei” finalmente gravou seu primeiro Long Play, “Louco por você”, mais um fracasso comercial. Ele abomina esse disco e o mantém até hoje fora de sua discografia não apenas por desafinar no bolero “Não é por mim”como pela capa que, em vez de sua imagem, traz a foto de um casal anônimo. Vendeu apenas 512 cópias e não tocou sequer em churrascarias!
Depois, pelas mãos de Evandro Ribeiro, veio de novo o rock, o iê iê iê, “Splish splash” e o mega sucesso. Carismático, talentoso e muito esperto para os negócios, Roberto conquistou definitivamente o “povão” com seu romantismo brega e continua ganhando rios de dinheiro.
Perto dos 70 anos, o “rei da juventude” dos anos 60 pela primeira vez em décadas não lançou um novo disco, mas continua garantindo à Rede Globo enorme audiência nos especiais de fim de ano.

Então ta ae esta história do Robertão que poucos conhecem!!!
GRANDE ABRAÇO!!!

Nenhum comentário: