quinta-feira, 29 de outubro de 2009

DA SERIE CERVEJAS QUE AMAMOS...HOJE PARTE 2 BELGICA: STELLA ARTOIS


Cerveja tambem e cultura.
Dica da semana

Nome: Stella Artois
Pais: Belgica
Cidade: Leuven
Url: www.stellaartois.com

Fabricando OTIMA cerveja desde 1366.


Simplesmente para mim, umas das melhores do mundo.

Continuando sobre o assunto de nosso post, de cervejas que amamos. Nao seria justo colocar somente uma cerveja para este belo pais, que tem varias, digo varias marcas de cervejas, e tipos tambem. Como falei no post anterior sobre a mais popular, que e a Jupiler, agora vamos falar sobre a melhor e mais vendida cerveja belga no mundo.

Vamos ver, o que falar de uma cerveja tao boa. Esta cerveja e umas das mais classicas do mundo, e uma das mais antigas tambem. Nascida na Bélgica, berço dos melhores mestres cervejeiros, e produzida com ingredientes de primeiríssima qualidade, Stella Artois é uma cerveja super premium, de sabor balanceado e marcante. Resultado de mais de 600 anos de tradição.

A história de Stella Artois começa em uma pequena cervejaria na cidade de Leuven, no interior da Bélgica, há mais de 600 anos, ainda nos tempos medievais. O primeiro registro da cervejaria, então chamada de "Den Hoorn" data de 1366. A qualidade da cerveja produzida na pequena cervejaria ganhou fama e se espalhou pela Bélgica. Em 1425, quando foi fundada a Universidade de Leuven, a cervejaria virou ponto de encontro. Logo os estudantes passaram a trabalhar em pesquisas para aprimorar a produção da cerveja. Até hoje os laboratórios da Universidade de Leuven são usados para garantir a qualidade de muitas cervejas belgas. Em 1717, o Mestre Cervejeiro Sebastian Artois comprou a centenária "Cervejaria Den Hoorn" e mudou seu nome para Cervejaria Artois. A tradição cervejeira passou por gerações até que o sobrenome da família foi eternizado na melhor cerveja da história.

Stella Artois nasceu como uma edição especial de Natal. A cerveja era tão brilhante e clara que recebeu o nome de Stella - estrela em latim. O seu sabor marcante conquistou os paladares mais requintados e Stella Artois tornou-se aa cerveja símbolo da Bélgica. Pouca coisa mudou na produção de Stella Artois ao longo dos anos. A paixão em fazer a cerveja continua a mesma. O grande segredo é o uso de ingredientes de primeiríssima qualidade, aliado a um processo de produção exclusivo, resultado da experiência de mais de 600 anos de tradição.

Para cada litro de Stella Artois são usados 8 litros de água cuidadosamente tratada. A cevada - que dá origem ao malte que determina o sabor de Stella Artois - é importada e considerada a melhor do mundo. O lúpulo do tipo Saazner vem da República Tcheca e é o mais caro do mercado. Da Bélgica vem a levedura exclusiva de Stella Artois, a mesma usada na receita que impressionou os paladares mais exigentes anos atrás.

Olha, quando voltar ao Brasil, um bom presente nao seria uma caixa de Skol, mas sim uma caixa de Stella Artois.

Obs.: Se me der uma caixa de Kaiser, perdeu o amigo....

Cheers! Salute! Saude...

Giovani Feijo
Londres _ Parsons Green
Email msn: feijo@email.it
Visite e deixe seus comentarios, sugestoes
www.giovanifeijo.blogspot.com
twitter.com/Giofeijo
*** Parte do material historico veio do site da cerveja no Brasil***

Um comentário:

Bárbara Carina disse...

com certeza, a MELHOR CERVEJA.