terça-feira, 3 de agosto de 2010

BANDA PiL


Como continuar a carreira mantendo o nível depois de anunciar o fim de uma das mais importantes bandas da história? Muitos tentaram, mas poucos conseguiram. Um deles foi John Lydon. Em sua primeira mutação, foi Johnny Rotten, o líder dos Sex Pistols, o grupo que mais arrepiou o mundo nos final da década de 70.

A história da banda já é famosa. Mas o que ninguém esperava é que o líder, Rotten, fosse capaz de criar um grupo tão inovador e importante depois dos Pistols. E Rotten conseguiu: com o nome de John Lydon formou o Public Image Ltd. ou simplesmente PiL para os mais chegados.

O PiL foi criado em 1978, em algum ponto entre Nova York e Jamaica. Já sem Pistols, Lydon queria criar um novo conceito sonoro, com baixos dissonantes, bateria tribal e muitos overdubs nas guitarras.

Para montar a banda, ele recrutou o baixista Jah Wobble, chamado por ele de "melhor mau baixista do mundo", o guitarrista Keith Levene e na bateria o desconhecido Jim Walker, um músico de Vancouver.

Wobble conta que apesar de ser amigo de Lydon desde 1971, não ficou impressionado com o convite para formar o PiL. "Eu pensei que John fosse fã do Led. Ele não era um cara muito simpático, e costumava me comprar bebidas para ficar meu amigo, porque ninguém gostava dele. Só depois que ele se rastejou para perto de mim que deixei ele ser meu companheiro."

O grupo começou a trabalhar inicialmente com duas canções, Public Image e Religion. O início foi confuso. Segundo um crítico da New Musical Express, Neil Spencer, as músicas pareciam mais serem de Electric Ladyland (disco de Jimi Hendrix) do que ter alguma semelhança com canções punks.

Alguns acharam que a banda tinha forte influência de reggae. Wobble explicou: "Rock é obsoleto, mas é nossa música, faz parte da nossa cultura. Pessoas acham que nós estamos tocando reggae, mas não queremos parecer com nenhuma banda de reggae. É apenas uma de nossas influências, da mesma maneira que toco pesado no baixo."

Uma das idéias básicas do PiL (e que nunca funcionou bem) é que todos os integrantes tinham o mesmo poder de decisão: "a música é de nós quatro; os lucros também. Tudo dentro do PiL funcionará dessa maneira", garantiu John.

Foi a jornalista Caroline Coon a primeira sugerir o nome da nova banda de Lydon, ao escrever uma matéria chamada Public Image. Ao descrever o som do grupo para Coon, Lydon disse que era "totalmente pop, com significados profundos".

Public Image Ltd, também referida como P.I.L. ou PIL, foi a banda de Johnny Lydon após o término de sua banda anterior, uma das mais importantes do punk rock, os Sex Pistols.

John Lydon formou os PIL juntamente com o guitarrista Keith Levenne, o baixista Jah Wooble e o baterista David Crowe. Em 1978 lançaram o compacto Public Image e logo depois o LP também chamado de Public Image. Então David Crowe saiu da banda e ficou em rodízio de bateristas nos PIL durante as gravações do próximo disco. Em 1979 foi lançado o disco divisor de águas, Metal Box, disco triplo vendido numa caixa de metal de filmes. Após conflitos internos (a banda era extremamente preguiçosa e não ensaiava nem fazia shows regularmente), o baixista Jah Wooble saiu e deixou um vácuo para a banda. Após a sua saída foi lançado o disco Flowers of Romance, ácido e experimental. Então Keith Levenne também saiu da banda por conflitos com John. Logo após, John reformulou os PIL e lançou o disco Album, do qual saiu seu maior Hit, a canção “Rise”. A banda é precurssora do post-punk e mistura diferentes estilos como punk rock, new wave, música experimental, entre outros.


Álbuns:
1978 - First Issue
1979 - Metal Box
1981 - Flowers of Romance
1983 - Live in Tokyo
1984 - This Is What You Want... This Is What You Get
1986 - Album
1987 - Happy?
1989 - 9
1990 - The Greatest Hits, So Far
1992 - That What Is Not

MUITO FODA ESTA BANDA!!!
GRANDE ABRAÇO!!!!!

Um comentário:

Clÿ disse...

Adoro o PIL. Uma das bandas mais significativas do rock. Extremamente influente pro rock dos 80. O Lydon depois de ter dado um chute nas bolas do mundo com os Pistols, dá uma bela bofetada com o PIL.
No meu blog tem uma postagem em ÁLBUNS FUNDAMENTAIS sobre o "Metalbox" se lhe interessar.
http://cly-blog.blogspot.com/2009/12/pil-public-image-ltd-metal-box-1979.html

parabéns pelo blog.
eu curto muito