quarta-feira, 10 de junho de 2009

DIA DOS NAMORADOS 2



Olá pessoal

Essa semana com a receita do filet chegamos à metade do cardápio sugestão para o dia dos Namorados trata-se de um prato harmonioso com seus sabores e cores diversas, o amarelo do molho de mostarda que encorpa o prato, o frango com sua leveza o verde do espinafre com todos os seus nutrientes e vitaminas e o arbóreo o arroz clássico dos risotos um prato que é servido em vários restaurantes do mundo.

Para conhecimento

Os molhos claros são muito utilizados na gastronomia mundial e dependendo do prato que acompanham, recebem variações, que os caracterizam.O molho bechamel, conhecido popularmente como molho branco é a base de todas essas variações, feito apenas com manteiga, farinha, leite e condimentos, como cebola, alho, louro, noz-moscada ralada, sal e pimenta-do-reino. Mãos a obra.

Ingredientes para o Filet e o Molho de Mostarda com Ervas

2 peitos de frango
4 col. de sopa creme de mostarda amarela
mostarda em grãos (opcional)
Ervas frescas (tomilho, salvia, manjericão e salsa ou que preferir)
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de manteiga
1 cebola bem picada
2 dentes de alho bem picados
quanto baste de leitesal pimenta-do-reino branca e noz-moscada a gosto

Modo de preparo

Em fogo médio, refogue a cebola e o alho na manteiga. Quando a cebola estiver transparente, coloque a farinha de trigo e misture bem por aproximadamente 1 minuto. Tire do fogo e continue mexendo até sumirem todos os grumos da farinha. Volte à panela para o fogo médio e acrescente o leite aos poucos, sempre mexendo, até obter a consistência desejada. A consistência é mais cremosa que a de um mingau. Acrescente o creme de mostarda os grãos e as ervas, tempere com sal, pimenta e nóz- moscada a seu gosto.
Depois de feito o molho separe os peitos em duas partes cada peito é só grelhar e cobrir com o molho e servir com o risoto.

Ingredientes do risoto

2 xícaras (chá) de arroz arbóreo
1 molho de espinafre
1 de cebola bem picada
3 dentes de alho bem picados
1 col (sopa) de manteiga
50 gr de parmesão ralado
1 xícara (chá) de vinho branco
Azeite de oliva
Tempero a gosto

Modo de Preparo

Pique o espinafre aproveitando pedaços mais finos do caule e cozinhe no vapor por 3 minutos depois que a água ferver. Refogue o alho e a cebola no azeite até ficarem transparentes. Acrescente o espinafre mexa por 2 minutos. Adicione o vinho e deixe o álcool evaporar bem. Acrescente o arroz e misture tudo por mais 2 minutos. Abaixe o fogo, despeje água até cobrir o arroz. Mexa com freqüência e acrescente água sempre que precisar. Quando o arroz estiver quase al dente, o coloque a manteiga e o queijo e pronto.


Grande abraço
Chef Rodrigo Doug

Nenhum comentário: