
Leroy Green era um afrodescendente com pinta de oriental. Lutador de kung-fu do Harlem, buscava o último grau do seu treinamento - conhecido como The Glow (e que foi porcamente traduzida como O Brilho na dublagem brasileira). Seu mestre já não podia lhe ensinar mais nada - O Brilho só poderia ser buscado e alcançado pelo próprio Leroy. E só pra não largar neguinho de mãos abanando, o mestre dá a ele um amuleto mequetrefe.
Assim, em busca desse poder definitivo, Leroy parte para sua cruzada - e acaba CRUZANDO mesmo caminhos com Sho'nuff, o Shogun do Harlem.
Agora permita-me uma pausa para explicar a importância deste personagem.
Misture Gene Simmons (Kiss) com black power, armadura de samurai, óculos "veneziana" e Shao Khan. Este é Sho'nuff.
Ele é responsável por 90% da diversão do filme. Sho'nuff é o cara. DA MASTA.

A indumentária é lendária - porra, óculos VENEZIANA! Dogi vermelho estilo samurai! E os Converse nos pés!! Lutador usando tênis!! O cara chega até a dizer, numa cena: "Kiss my Converse". É sensacional, amigos, sensacional.
E o estilo de luta do figura? E o nome, Sho'nuff? E o auto-proclamado título de SHOGUN DO HARLEM? E a interpretação magistral (!) do ator Julius Carry?
Sho'nuff é o melhor personagem de filme B já criado. EVER.
Mas voltemos ao filme. Onde eu estava mesmo? Ah, sim.
Leroy e Sho'nuff cruzam caminhos uma porrada de vezes durante o filme. Leroy, o mocinho de autocontrole impecável (e que acaba ganhando a alcunha de Bruce Leroy), recusa-se a lutar e usar suas habilidades para a violência. O que só emputece Sho'nuff, obviamente.
Nesse meio tempo, uma famosa apresentadora chamada Laura Charles também acaba emputecendo um produtor, que tenta sequestrá-la. Acho que era isso. Lembro que esse produtor acaba trazendo Sho'nuff pro lado dele, e que o Leroy acaba fazendo o par romântico com a Laura. E claro que ele vai tentar resgatá-la, e acaba enfrentando o Sho'nuff.
Só lembro da luta final. Bruce Leroy espanca Sho'nuff; Sho'nuff, raivoso e arregaçado, desperta um poder adormecido e adquire uma aura vermelha brilhante em volta do corpo. Aí é Sho'nuff que espanca Bruce Leroy, de virada.

Tá, tá, o filme todo é uma merda, vai. Mas é icônico, porra. É o ápice da mistureba pop dos anos 80, pra quem viveu essa época.
Se você é mais novo, ou mais velho, e nem sabe de que diabos estou falando, vale a pena assistir mesmo assim. É deliciosamente tosco. É tão delícia que estão cogitando um REMAKE, com Samuel L. Jackson no papel do Sho'nuff.
Mas o verdadeiro Shogun do Harlem foi um só, Julius Carry. Que Deus o tenha.
Um comentário:
Mas baahh..desncavoucou este filme lá do fundo do Baú..rs...me lembro do filme...principalmente do Vilão..rs.....A nota triste é que o Julios Carry, Sho'nuff já morreu, aos 56 anos, em 2008..
Postar um comentário